Jim Zemlin, executivo da fundação Linux, canta vitória sobre a Microsoft em quase todos os mercados.
O sistema operacional Linux está em 95% dos supercomputadores do mundo e roda nos servidores que suportam os sites Amazon, Facebook, Twitter e Google, apenas para citar alguns exemplos.
Nada mal para um programa que nasceu como hobbie, sem qualquer ambição, há 20 anos. "Olá, todo mundo. Estou fazendo um sistema operacional gratuito (apenas um hobby, não será algo grande ou profissional) e ele está começando a ficar pronto". Este é um trecho da mensagem que Linus Torvalds, programador, enviou em 1991 para um grupo de discussão de e-mail.
Anexado à mensagem, Linus liberou a primeira versão do que hoje é o Linux.
O programa equipa ainda câmeras fotográficas, esteiras de corrida, caixas eletrônicos de bancos e é o motor do sistema para smartphones mais utilizado do planeta, o Android.
Jim Zemlin, diretor da Linux Foundation, em entrevista ao site "Network World", disse que o Linux superou a Microsoft em "quase todos os mercados, incluindo computação móvel e de servidores". "Acho que nós não nos importamos mais com a Microsoft. Ela era a nossa principal concorrente, mas agora é como chutar um cachorrinho", disse.
Zemlin diz que enquanto as ações da Microsoft têm caído vertiginosamente, os papéis de companhias baseadas em Linux, como a Red Hat, seguem subindo.
"O Linux começou humildezinho como um projeto de um estudante em Helsinki para algo que hoje responde pela maior parte do tráfego na internet", completa.
COMEMORAÇÕES
Em comemoração aos 20 anos do projeto, a Fundação Linux (www.linuxfoundation.org) lançou um site que traz, além de vídeo e infográfico com a linha do tempo do sistema, informações sobre o calendário de comemorações, que inclui a convenção LinuxCon em Vancouver (Canadá), de 17 a 19 agosto.
Também terá um concurso de design de camisteas especiais para a data e é possível gravar mensagens em vídeo para compartilhar com outros usuários em uma seção especial chamada Video Booth, que estará na página da fundação Linux durante o ano inteiro.
Conheça quatro versões do Linux para iniciantes
Linux tem tantas versões distintas que pode causar confusão aos interessados em ter contato com um sistema operacional alternativo ao Windows.
Como o programa é software livre, ou seja, qualquer pessoa tem o direito de fazer modificações no código e distribuí-lo livremente, várias empresas e até mesmo programadores individuais trabalham em dezenas de variações do sistema, cada um voltado para um público específico -- empresas, iniciantes, usuários avançados, servidores etc.
Há algumas boas opções gratuitas para usuários iniciantes, que nunca tiveram contato com Linux. Veja algumas delas:
LINUX MINT
O slogan "da liberdade vem a elegância" diz muito sobre essa "distro", como são chamadas as distribuições de Linux. Ganhou muita popularidade nos últimos meses por ser um sistema realmente intuitivo e preocupado com um design bem feito. Ele pode ser encontrado emwww.linuxmint.com.
LINUX FEDORA
Com o apoio do Red Hat, é uma distro empresarial do Linux muito bem sucedida. Fedora é a escolha para quem quer versatilidade (serve tanto para usuários iniciantes quanto para avançados) e estabilidade. Já passou por várias revisões e está desde 2003 no mercado. Disponível para download em fedoraproject.com
OPENSUSE
Ideal para ser utilizada por quem divide o computador com muitas pessoas. Conta com um menu desenvolvido especialmente para facilitar a administração de múltiplos usuários, configurações de rede e atualizações diversas. Pode ser encontrado no endereço opensuse.org
UBUNTU
A distribuição mais popular . Ficou famosa pelo mote "Linux para humanos", ou seja, por ter como diretriz principal a simplificação de uso do sistema. Os menus são limpos e simples e as atualizações, automatizadas. Experimente o Ubuntu em ubuntu.org. (AO)
FONTE: Folha de S. Paulo, Alexandre Orrico, 13 de abril de 2011