Os NERDS não vão dominar o mundo !!!

Bem, tenho uma boa e uma má notícia.
A Boa é que eu sou NERD, rsrsrsr.
A má é que os NERDS não vão dominar o mundo.
A razão é simples, e seria um fluxo antagônico pedir para dominar o que já está dominado.
Houve um tempo em que o saber ler era motivo de poder, até pouco tempo, ser um ADVOGADO era pertencer à elite pensante do país. Pois bem, vou dizer uma realidade a estes Tecnocratas de plantão, "vocês não são mais do que instrumentos do sistema, quem domina a MATRIX são os NERDS!!!"
A antiga elite pensante está fadada ao mesmo fim dos filósofos gregos, pois pensar não basta, tem que dominar o conhecimento!!!

OBRIGADO E ABRAÇOS À TODOS!

FERNÃO
Tecnólogo em Informática

4 de abril de 2011

Formação de Analistas de Negócios

Analista de requisitos? Analista de processos de negócios? Gerente do relacionamento com as áreas de negócio? Ponto focal? O analista de negócios ainda tem muitos nomes e um conjunto de responsabilidades que varia muito de organização para organização. Mas há um consenso: o analista de negócios é um dos principais elos entre o negócio e TI. E seu ponto de vista privilegiado deve ajudar as empresas a desenvolverem mais e melhores projetos.

O programa FAN, lançado em junho de 2007, parte de uma provocação de Fred Brooks*:
A parte mais difícil na construção de um software é decidir precisamente o que precisa ser feito. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida.
O analista de negócios é um dos principais responsáveis pela definição do que precisa ser feito. É isso que o diferencia dos desenvolvedores e dos tradicionais analistas de sistemas, responsáveis pela definição de como será feito, ou seja, pelo desenho e implementação da solução.
Duas macrodisciplinas formam a base do programa FAN:
  • Modelagem de Negócios: ajuda o analista a entender o negócio. A modelagem é utilizada para simplificar e permitir que todos se concentrem naquilo que realmente interessa. E também para ilustrar o impacto de determinada mudança ou sistema na organização.
  • Engenharia de Requisitos: conjunto de práticas e ferramentas que ajuda o analista a entender os usuários. O desenvolvimento, estruturação e priorização dos requisitos são os principais pontos deste módulo.
O analista não entende corretamente os usuários se não conhece o negócio deles. E vice-versa. Por isso o FAN concentra-se nestas duas disciplinas.
Pioneiro na formação de analistas de negócios, o programa FAN já contou com a participação de mais de 2.000 profissionais de todo o Brasil. Em formato fechado já foi ministrado em diversas empresas, dentre elas:EmbraerOiNet ServiçosJBS Friboi e Tivit.

Público Alvo:

  • Analistas de Negócios
  • Product Owners (do Scrum)
  • Analistas de Sistemas
  • Gerentes e Líderes de Projetos
  • Gerentes de TI
  • Desenvolvedores

Formatos:

  • Aberto – Oficina com duração de 14 horas;
  • Fechado – Treinamento com carga horária entre 14 e 70 horas. Neste caso os exercícios são elaborados a partir de um projeto real da empresa.

Grau de Dificuldade:

  • Básico > Médio (Formato Aberto)
  • Básico > Avançado (Formato Fechado)

Material Didático:

  • Apostila com todos os slides utilizados e trechos do livro “É o Negócio, Beócio!“;
  • Blocos especiais para exercícios de modelagem e de desenvolvimento de requisitos (casos de uso e histórias de usuários).

Pré-Requisitos:

  • Ser analista de negócios ou desenvolver atividades de análise de negócios; ou
  • Ter muita vontade de se tornar um analista de negócios.

Datas e Locais:

  • Confira a agenda, no topo deste site, para obter mais informações sobre as próximas turmas abertas.
Para saber um pouco mais sobre o programa, confira a versão detalhada dos módulos de Modelagem de Negócios e Engenharia de Requisitos. Veja também todos os artigos que já foram publicados sobre Análise de Negócios.
* No artigo “No Silver Bullet”, publicado em 1987. Versão integral do artigo está disponível no livro “O Mítico Homem-Mês” (Campus, 2009)

FONTE: http://www.pfvasconcellos.eti.br/blog/cursos/fan/

TENDÊNCIAS ANALISTA DE NEGÓCIOS É DESEJADO PELO MERCADO DE TI

Pesquisa recente realizada pela TI Mídia revelou que o analista de negócios é o profissional mais desejado pelo mercado de tecnologia da informação. A pesquisa envolveu 123 CIOs - Chief Information Officers - das maiores empresas do país e apontou as principais carências apresentadas pelo profissional de TI e pelo mercado. Foram entrevistados profissionais dos setores: 

- varejista 
- construção civil 
- governo 
- saúde 
- indústria 
- finanças 
- automotivo 
- manufatura 
- química 
- energia 

O objetivo da pesquisa foi entender como são estruturadas as áreas de tecnologia da informação dentro das empresas e quais são os movimentos prioritários para os CIOs neste segundo semestre de 2002. A pesquisa foi realizada durante oIT Fórum 2002, um evento realizado em maio deste ano que reuniu as maiores corporações do país e os maiores orçamentos de TI em diferentes segmentos de atuação. 

Atualmente, o analista de negócios é alvo de 42% das empresas como o profissional mais procurado para compor uma equipe de TI. Os CIOs entrevistados reclamaram a falta de profissionais com horizontes mais amplos e a falta de comunicação entre os profissionais da área e os outros setores da empresa; 32% das empresas entrevistadas acredita que falta conhecimento a respeito do negócio da companhia por parte do profissional de TI, assim como existe a carência de relacionamento interdepartamental.

Outros dados importantes levantados pela pesquisa: 

- 16% dos entrevistados apontou a falta de conhecimento técnico como o principal aspecto negativo deste profissional, seguida pela ausência (ou quase) de relacionamento com fornecedores (queixa de 7% dos entrevistados) 
- o profissional técnico certificado é o mais procurado por 63% das empresas, mas o analista de negócio já é o alvo principal para 42% delas 
- cerca de 20% das empresas entrevistadas tem o analista de negócios como foco principal de contratação, seguidos pelo administrador de rede para 9% dos entrevistados 

Outro problema levantado pelos CIOs é a falta de treinamento, segundo 90% das empresas – apenas 10% admitiu que não faz investimento algum para treinar profissionais. Especialistas garantem que cerca de 7% do orçamento de TI das empresas é gasto com treinamento de funcionários (4% para treinamento técnico e 3% para treinamento gerencial). 

Quando o assunto é a certificação que o profissional de TI deve ter, entre as cinco mais pedidas, 13% das respostas apontam para aplicativos Oracle. Ferramentas deBusiness Intelligenceobtiveram o segundo lugar, com 11% de menções, empatadas com os conhecimentos emfirewall/IDS. Em terceiro lugar ficou a certificaçãoWindows 2000, com 10% dos votos, seguida porJava (empatado com telecomunicações) com 9 % dos votos, e em quinto lugar a certificação emplataforma.NET

94% das empresas pesquisadas possuem uma área específica de telecomunicações e deste total, 81% optam por centralizar os departamentos de TI e telecomunicações em um único setor.

O profissional que as empresas buscam neste mercado é um misto de técnico com especialista em negócios. O conhecimento e o relacionamento com os outros departamentos da empresa são muito importantes segundo os entrevistados, uma vez que todas as aplicações da empresa são baseadas em regras de negócios; quanto mais visão estratégica o profissional tiver, melhor isso se refletirá na aplicação dela em seu trabalho.


Fonte:ANALISTA DE NEGÓCIOS É DESEJADO PELO MERCADO DE TI – Tendências - Jornal Carreira e Sucesso

Formação de Administrador de Redes Linux


Linux

Desenvolvemos um vídeo exclusivo, para que você possa conhecer nossos cursos de Linux que envolvem a Formação de Administradores de Redes Linux.
Tivemos uma atenção muito especial na formatação desta Formação. Ela foi desenvolvida para ser a melhor Formação Linux do mercado.
A 4Linux é uma empresa especializada em Linux e Softwares Livres, trouxe e representa o LPI (Linux Professional Institute) no Brasil, além de ser responsável por alguns dos principais projetos de Software Livre do país, como o daCaixa Econômica Federal, do Ministério da Educação e da Casa da Moeda.

Sobre a Formação:

A Formação de Administrador de Redes Linux - presencial, engloba os três cursos de Linux essenciais a um Administrador de redes:
Estes treinamentos de Linux foram todos formatados diante de situações reais de mercado, de forma que a preparação para a LPI torne-se incomparável, não é à toa que a 4Linux representa a Linux Professional Institute no Brasil.
A estrutura dos cursos, o planejamento do material didático, o indiscutível know-how em Linux e Softwares Livres, resultam em maior rendimento na sala de aula, com dicas e informações que não são encontradas em apostilas, além de redução no valor total do investimento.
Conheça a sede da 4Linux em São Paulo, veja nossas salas de aula e demais instalações: Conheça a 4Linux.

Mais4Linux

Conteúdo digital Linux: Mais de 1.500 itens - sempre atualizado - para complementar o estudo e desenvolvimento do aluno em Linux.
O Mais4Linux mantém os alunos atualizados com diferentes conteúdos que complementam os assuntos vistos em sala de aula e facilitam o laboratório do aluno. Material disponibilizado no Netclass, ambiente exclusivo de EaD (ensino à distância) da 4Linux.

LPI

A 4Linux representa o Linux Professional Institute no Brasil e foi a primeira empresa a atualizar os treinamentos para a nova prova. Antes de se increver em qualquer curso de Linux pergunte à empresa o que mudou na prova do LPI.

Este curso cobre o conteúdo exigido na prova do LPI?

Para adquirir os conhecimentos exigidos para os níveis I e II ( Provas 101 e 102 + 201 e 202) você deve fazer os 3 cursos (450+451+452), e então terá a Formação Completa. Para você obter o conhecimento apenas para a certificação LPI nível 1 (Provas 101 e 102) você pode fazer os cursos 450 e 451. Caso você queira a certificação LPI nível 2 (Provas 201 e 202) você pode fazer os cursos 451 e 452.

Como assim, a 4Linux é uma empresa com ''Foco em Segurança''?

Isto mesmo, a 4Linux é reconhecidamente Especialista em Segurança. Dois ótimos exemplos: a Casa da Moeda do Brasil é um cliente que, por razões obvias, necessita de muita segurança e escolheu a 4Linux para seu projeto com Software Livre. A Caixa Econômica Federal optou pela 4Linux para administrar seus mais de 27.000 terminais lotéricos. Alguém mais que estas duas empresas precisam de segurança? Toda esta experiência é levada para sala de aula, cuidado com cursos que somente preparam o aluno para as provas e não para o mercado de trabalho.

As aulas são totalmente práticas? Como?

O tópico é abordado primeiro de forma conceitual e depois de forma administrativo/operacional. Por exemplo,quando o aluno vê o conteúdo Apache na grade de um treinamento voltado para a certificação de nível 1, ele acredita que irá entender o funcionamento e aprender a configurar um servidor Apache, mas na realidade ele irá aprender somente informações básicas e teóricas, ou seja, o que é cobrado na prova do LPI nível 1, mas não tudo o que o mercado de trabalho exige.
Na metodologia da 4Linux, quando o curso falar do assunto Apache, falará o necessário para você saber instalar, configurar e manter um servidor Apache e não somente o que cai na prova do LPI, ensinaremos detalhadamente o tema em questão. Ao fazer isso, os tópicos das provas LPI nível 1 e 2 serão cobertos simultaneamente. Ganha-se tempo por não ter que retomar o assunto no futuro. O mesmo acontece com servidores de e-mail, DNS, entre outros. Você verá detalhadamente estes tópicos depois novamente quando for integrá-los com outros serviços.

Quais são os diferenciais dos Instrutores 4Linux?

Além de toda esta metodologia diferenciada o nosso corpo de instrutores faz toda a diferença na sua formação. Nossos instrutores são chamados CONSTRUTORES (CONSultores + insTRUTORES). Na 4Linux, o profissional que ministra aulas é o mesmo que implementa projetos em clientes e traz para a sala de aula toda esta vivência. Além disso, a 4Linux é especialista e ministra somente cursos de software livre; tem Linux no nome e trabalha com Software Livre desde o começo.

Por que o curso oferecido pela 4Linux possui uma quantidade menor de horas?

A resposta é: Temos uma metodologia diferenciada!
Para tornar mais clara a explicação de ''Metodologia Diferenciada'', podemos citar a escolha do MEC, Ministério da Educação, pela 4Linux para treinar seus profissionais. Este é um de nossos clientes mais exigentes. Conseguimos ministrar em 120 h o que outros centros de treinamento ministram em 160h. Com mais de 20.000 profissionais treinados em Linux em todo o Brasil, a 4Linux sabe quais metodologias são mais eficientes no ensino de Linux e que facilitam a solidificação do aprendizado.

Como pode uma certificação medir a capacidade de um profissional?

A missão do LPI é certificar a capacidade do profissional em trabalhar com Linux baseado em estudos denominados JTA (job task analisys) onde tarefas necessárias para ser um bom administrador de redes Linux são definidas através de pesquisas feitas junto a CIOs. Dezenas de CIOs listam as habilidades necessárias e o LPI compila estas informações e gera questões para testar estas habilidades. O LPI não ministra cursos nem escreve livros preparatórios.
Conheça sobre o JTA em :
Para saber as habilidades que o LPI considera importante ou em outras palavras, os assuntos que caem nas provas visite:
Sabemos que o investimento necessário para fazer uma formação Linux não é pouco. Se você ainda está em dúvida sobre qual curso escolher entre em contato com nossa equipe que poderá lhe ajudar nesta escolha importante para sua carreira profissional.


Entrevista Exclusiva: Diretor Geral do LPI na América Latina

Confira esta entrevista exclusiva e tire todas as suas dúvidas sobre o LPI 

Cursos no pacote

Linux Essentials
Neste curso são apresentados os conceitos fundamentais de software livre, GNU e GPL. Durante as aulas será abordado a organização do Sistema Operacional Linux e suas principais ferramentas.
Linux Network Servers
O curso possibilita que o aluno aprenda a instalar e configurar diversos serviços como servidores web e de correio eletrônico, sistemas de arquivos em rede, proxy e firewall, entre outras atividades essenciais à implementação de um servidor completo. Este é o terceiro e último curso da formação LPI, conquiste sua certificação e se destaque no mercado de trabalho!
Linux System Administration
O curso aborda os conceitos do sistema GNU/Linux desde a instalação até a compilação do kernel, ensinando a base para a configuração do sistema operacional e servidores.

ANALISTA DE NEGÓCIOS, O QUE É

Analista de Negócios  é o profissional responsável por encontrar as melhores oportunidades de negócio no mercado, sempre atento às novas tendências, às inovações na criação de novos produtos, não aprimoramento de produtos já existentes e visa detectar e ajudar a planejas novos rumos para produto e empresa.
É um profissional que auxilia, nas organizações e processos, as tarefas executadas pelo analista de processos e o analista de sistemas. Para ser um analista de negócio é necessário experiência em negociação e visão de variados aspectos de mercado. A origem dessa profissão provém do analista de sistemas, que tinha a missão de atender às exigências tecnológicas dos softwares planejados e utilizados por ele.
Naquele tempo, antes da década de 90, a área de negócios era de responsabilidade quase que exclusiva dos gestores de negócio, profissionais sem nenhum conhecimento ou experiência em Tecnologia da Informação. O analista de negócios veio unir o conhecimento e a experiência entre as áreas de negócios e TI (Tecnologia da Informação).
Essa união numa única profissão é resultado da evolução das organizações que sentiram a necessidade de se adaptarem a um mercado cada vez mais competitivo, numa constante busca de equilíbrio com o macroambiente sócio-econômico.
globalização, o aprofundamento dos aspectos organizacionais relativos às concorrências e parcerias de mercado e os demais tópicos que marcaram o mercado, principalmente no fim do século XX, causou maior relevância a este profissional, numa necessidade de toda a empresa de enxergar e produzir valores por meio de análises e implementações em nível tecnológico e mercadológico.
Para gerir é necessário conhecer a empresa e o mercado no qual ela atua, para ter novas ideias e gerar novos produtos é necessário produto e uma justificativa de projeto factível proveniente de pesquisas, análises e projeções. Todas essas etapas exigem informação, organização das informações e análises.
A partir daí podemos entender a real demanda por esse profissional nas empresas. O gestor de negócios precisa estar capacitado a atuar e saber interpretar sobre as informações gerada pelo TI, deve se adequar aos novos paradigmas  com o auxílio do analista de negócio.
O analista de negócios é o profissional mais procurado no mercado de tecnologia da informação abrangendo os setores de varejo, construção civil, empresas do governo, saúde, indústria, finanças, automotivo, manufatura, química e energia. Nos dias atuais, esse profissional é procurado por 42% das empresas do país, empresas que buscam um profissional que tenha o conhecimento técnico e de negócios, que saiba se relacionar com os demais departamentos da empresa e que tenha visão estratégica.


Fontes:
http://www.cisc.org.br/portal/biblioteca/dissertacao_gunter.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Analista_de_negócios
http://www.infoescola.com/profissoes/analista-de-negocios/
http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=4782

MÉDIAS SALARIAIS

CargoSalário (R$)
JúniorPlenoSênior
Administrador de banco de dados (DBA)3.922,335.255,678.376,33
Administrador de rede3.953,714.411,436.242,86
Analista de dados3.200,004.500,006.000,00
Analista de Infra4.200,005.000,006.500,00
Analista de microinformática2.700,003.400,003.850,00
Analista de negócios5.096,005.675,006.033,00
Analista de org. e métodos2.500,004.500,005.000,00
Analista de processos2.500,003.200,004.500,00
Analista de produção 3.973,004.106,675.002,33
Analista de projetos de sistemas 3.713,675.215,337.415,33
Analista de segurança de informações4.406,004.588,006.488,33
Analista de sistemas 4.761,336.284,337.620,33
Analista de sistemas de internet6.875,008.988,009.123,00
Analista de suporte de vendas800,001.200,001.800,00
Analista de suporte ERP 2.000,003.000,004.000,00
Analista de suporte Linux 1.700,004.500,007.500,00
Analista de suporte Mainframe  3.000,004.200,006.000,00
Analista de suporte Notes 1.800,002.800,003.700,00
Analista de suporte Redes 2.100,003.000,004.500,00
Analista de suporte técnico4.208,004.505,005.056,00
Analista de suporte Unix 2.500,003.200,004.500,00
Analista de suporte Windows 1.000,001.500,002.000,00
Analista de telecomunicações 3.608,005.725,337.992,33
Analista de testes 2.000,003.000,004.000,00
Analista programador  mainframe  2.200,003.800,005.800,00
Analista programador .NET2.600,004.000,005.500,00
Analista programador Abap 4.200,007.200,009.500,00
Analista programador ASP 2.500,004.000,006.500,00
Analista programador C++ 3.000,004.200,007.000,00
Analista programador Delphi 2.500,003.800,005.500,00
Analista programador Java 3.000,004.500,006.000,00
Analista programador jr. - micro2.759,003.432,003.824,00
Analista programador PHP 3.000,004.500,006.000,00
Analista programador progress4.000,006.000,007.500,00
Analista programador Visual Basic 2.000,003.000,004.500,00
Analista segurança de sistemas4.500,006.000,007.000,00
Arquiteto de testes3.000,004.200,005.500,00
Auditor de sistemas3.000,004.000,004.500,00
Chefe de sistemas7.282,008.583,0011.325,00
Chefe de suporte técnico6.640,008.664,0012.055,00
Chefe de telecomunicações6.875,0011.253,0012.833,00
Chefe programação de sistemas7.979,008.367,0010.550,00
Consultor TI especializado6.057,007.725,0011.034,00
Consultor TI funcional5.708,006.174,008.561,00
Coordenador de projetos de sistemas7.450,0010.248,0012.477,00
Coordenador de suporte técnico4.174,525.489,027.911,22
Engenheiro de sistemas - software5.541,005.550,005.562,00
Engenheiro de telecomunicações4.485,676.421,677.934,00
Executivo de contas20.000,0023.000,0026.000,00
Gerente de contas TI15.000,0018.000,0022.000,00
Gerente de e-commerce13.334,0015.156,0020.622,00
Gerente de operação6.000,008.000,0011.800,00
Gerente de processos12.000,0012.500,0015.000,00
Gerente de produção de operações6.303,008.372,0012.193,00
Gerente de projetos de sistemas12.995,0013.873,0015.596,00
Gerente de segurança de sistemas sr.11.060,0012.192,0014.333,00
Gerente de sistemas15.596,0018.088,0022.529,00
Gerente de suporte técnico11.857,0011.993,0014.423,00
Gerente de telecomunicações16.678,0019.552,0024.260,00
Operador de computador 1.954,672.381,672.934,33
Programador .NET2.500,003.500,005.000,00
Programador Abap  4.000,007.000,009.000,00
Programador ASP1.500,002.000,003.000,00
Programador Delphi 2.000,003.500,005.000,00
Programador Java 2.500,003.800,005.500,00
Programador Mainframe 2.000,003.500,005.000,00
Programador PHP 2.500,003.500,005.000,00
Programador Visual Basic 1.800,002.800,004.000,00
Técnico de celular900,001.200,001.800,00
Técnico de hardware900,001.200,001.800,00
Técnico de microinformática900,001.200,001.800,00
Técnico de suporte900,001.200,001.800,00
Técnico de telecomunicações 3.072,334.323,674.955,00
Webdesigner3.814,004.613,005.457,00
Webmaster6.139,006.798,008.121,00