Catamarã feito com mais de 12.000 garrafas de plástico alerta o mundo sobre a poluição marinha
27 de julho de 2010
A tripulação do Plastiki ecológico - um veleiro construído a partir de 12.500 garrafas de plástico recicladas - desembarcou nesta segunda-feira (26) no porto de Sydney, depois de uma viagem de quatro meses pelo Oceano Pacífico. A embaração deixou São Francisco no dia 20 de março e fez paradas em nações insulares do Pacífico Sul. Dentre os vários desafios enfrentados pela tripulação durante o percurso de oito mil milhas náuticas, estão as tempestades no oceano e uma pilha de lixo do tamanho do estado do Texas.
As 12.500 garrafas que formaram a superestrutura do veleiro catamarã foram unidas com uma cola orgânica feita de castanha de caju e açúcar - produto desenvolvido pela equipe como uma alternativa ecológica às colas tradicionais. Do barco, os tripulantes atualizavam um blog com notícias sobre a expedição. O computador usado era alimentado por energia verde, gerada por uma bicicleta ergométrica. "Com o Plastiki, queremos esclarecer, informar e inspirar as pessoas, mostrando que existem soluções e não apenas problemas", disse o Sr. de Rothschild, ecologista inglês criador do projeto.
David de Rothschild se inspirou para iniciar o projeto Plastiki depois de ler um estudo do PNUMA sobre os estragos causados pelo plástico nos ecossistemas marinhos. Ele declarou que o próximo desafio será incentivar a população mundial a utilizar plásticos de forma mais responsável. Em terra firme, o Plastiki será uma exposição itinerante de sensibilização sobre resíduos plásticos e poluição marinha.
Dentre os dados alarmantes compilados por relatórios do PNUMA, podemos destacar:
• Mais de 13 mil unidades de lixo plástico estão flutuando em cada quilômetros quadrado do oceano;
• Estima-se que cerca de 8 milhões de itens de lixo são despejados nos mares e oceanos todos os dias;
•A cada ano, 100 mil tartarugas e mamíferos marinhos, como golfinhos, baleias e focas, são mortas por consequência de resíduos marinhos de plástico;
• Mais de 2 bilhões de toneladas de águas residuais - um coquetel de esgoto, metais pesados, fertilizantes, pesticidas e outros poluentes - são despejadas nos rios, estuários e águas costeiras anualmente.
------------------------------------
Para maiores informações sobre o Plastiki, visite: www.theplastiki.com
Fonte: http://www.pnuma.org.br/index.php
Olá, meu nome é Fernão, sou a favor da tecnologia livre, gratuita e disponível a todo o cidadão
Os NERDS não vão dominar o mundo !!!
Bem, tenho uma boa e uma má notícia.
A Boa é que eu sou NERD, rsrsrsr.
A Boa é que eu sou NERD, rsrsrsr.
A má é que os NERDS não vão dominar o mundo.
A razão é simples, e seria um fluxo antagônico pedir para dominar o que já está dominado.
Houve um tempo em que o saber ler era motivo de poder, até pouco tempo, ser um ADVOGADO era pertencer à elite pensante do país. Pois bem, vou dizer uma realidade a estes Tecnocratas de plantão, "vocês não são mais do que instrumentos do sistema, quem domina a MATRIX são os NERDS!!!"
A antiga elite pensante está fadada ao mesmo fim dos filósofos gregos, pois pensar não basta, tem que dominar o conhecimento!!!
OBRIGADO E ABRAÇOS À TODOS!
FERNÃO
Tecnólogo em Informática
OBRIGADO E ABRAÇOS À TODOS!
FERNÃO
Tecnólogo em Informática