No ranking dos municípios com maior número de registros Manaus aparece em primeiro lugar com 1.410 registros; Parintins (a 325 km da capital) é o segundo na liderança das estatísticas
Até o último dia 10 o Amazonas contabilizou 2.194 formalizações na categoria Empreendedor Individual, a nova figura jurídica criada para legalizar empreendedores autônomos que faturam até R$ 36 mil por ano. A meta do Sebrae no Amazonas é contribuir para que seis mil desses trabalhadores por conta própria sejam formalizados até o final deste ano.
A instituição já adotou diversas ações de estímulo em todo estado, tais como campanha publicitária, ações itinerantes e palestras. O registro para se tornar um Empreendedor Individual é gratuito e pode se feito no site www.portaldoempreendedor.org.br. Caso prefira, o empreendedor pode contar com o atendimento gratuito do Sebrae para o registro.
No ranking dos municípios com maior número de registros, Manaus, como era de se esperar por ser a capital, aparece em primeiro lugar com 1.410 registros. Parintins (a 325 km da capital) é o segundo na liderança. Em seguida vem Manacapuru (a 68 km de Manaus) com 115 registros e Maués (a 260 km da capital), que vem surpreendendo e já conta com 98 novos Empreendedores Individuais.
Quinze municípios ainda não realizaram nenhum registro, tais como Tapauá, Codajás, Envira e Eirunepé. “Sabemos que muitos destes municípios têm problemas de internet e, em muitos, o Sebrae não tem um ponto de atendimento, mas estamos buscando todos os meios de fazer chegar a todos esses municípios as informações e as vantagens que traz o Empreendedor Individual”, disse o superintendente do Sebrae Amazonas, Nelson Rocha.
No próximo dia 18, o Sebrae inicia em Parintins mais uma ação itinerante para a promoção dos produtos e serviços da instituição entre os empresários locais. Já no dia 24, o Sebrae vai ao município de Tefé (a 525 km de Manaus), ocasião em que vai apoiar um seminário de crédito coordenado pelo Banco da Amazônia. Em ambas as ocasiões, segundo garante a gerente de Políticas Públicas do Sebrae Amazonas, Socorro Corrêa, haverá ações e palestras de divulgação do Empreendedor Individual.
De acordo com a Lei Complementar 128/2009, que modificou a LC 123/2006, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Empreendedor individual é todo aquele prestador de serviço, comerciante que fature até R$ 36 mil por ano, tenha até um empregado e não seja sócio-proprietário de outro empreendimento.
Fonte: www.amazonia.org.br